Os termos de pagamento, é o tempo definido pelo cliente/utilizador desde a emissão de fatura, até ao dia em que o cliente tem de fazer o pagamento destas. Pode ser definido o tempo (em dias) que se quiser, os faseamentos de pagamento (ex.: 1º pagamento, passado 30 dias, de 40%; 2º pagamento...).
No formulário dos termos de pagamento encontramos:
- Prazo de Pagamento: Nome a Atribuir, está relacionado com o Número de Dias
- Activo: Sim
- Campo de Notas: Colocar o Nome atribuído
- Adicionar Item:
- Processamento: Normalmente colocamos Saldo; Mas podemos colocar Percentagem ou Montante Fixo.
- Número de Dias: Dias que vai contar a parir do Dia do Mês;
- Dia do Mês: Se colocarmos por ex., 20, este documento tem de ser pago a partir de dia 20, e conta os dias que foi colocado no Numero de Dias, como limite, ou seja:
- Número de Dias: 5;
- Dia do Mês: 20;
- Deve pagar até dia 25, se não recebe notificação;
- No dia do mês:
- 0 é o inicio do mês;
- 1 a 31 é os dias normais;
- -1 é no final do mês, por padrão. Logo não precisamos de preocupar em meter 28, 29, 30 ou 31.
Questão tipo: As condições de termos de pagamento das faturas estão a assumir pronto pagamento.
Resposta: Para definir Termos de Pagamento, devemos ir a: Contabilidade -->Configuração --> Diversos --> Termos de Pagamento --> Criar:
- Prazo de Pagamento (X dias (aqui é o nome));
- Adicionar Item: Processamento: Saldo; Número de dias: X dias (aqui é o que interessa, é a regra);
Guardar,
Done.