Nota Prévia:
Este processo utiliza-se:
- quando se quer emitir uma fatura com data anterior à ultima fatura emitida.
- quando se quer dar sequência a outras faturas anteriores.
- quando se muda o ano fiscal.
Para se alterar uma série em documentos certificados (ICS) ThinkOpen, num cliente, devemos realizar os seguintes passos (exemplo dado para alteração de faturas):
Passo 1: Entrar na base de dados do respetivo cliente.
Passo 2: Aceder ao menu Faturação > Configuração > Configurações > Faturação e Pagamentos > Cliente > Próximo número de fatura > Alterar o Prefixo (ex.:2013 --> A2013: Pode-se colocar números e/ou letras antes do prefixo) > Gravar.
Passo 3: Gravar.
Com este procedimento inicia-se uma nova série de faturação.
Notas Importantes:
- SEQUÊNCIA: não pode ter zeros atrás (ex.: 00123 - errado; 123 - correto) e terá sempre um barra "/" entre o prefixo e a sequência.
- O PREFIXO pode ser alterado na base de dados do cliente pelo departamento funcional, a sequência pode ser alterada pelo departamento técnico.
- Na SEQUÊNCIA se o cliente pedir para começar, por ex. em 000123, não é possível, mas pode-se colocar 1000123, ou seja, não pode começar por zero, mas pode comecar por 1, e depois atribuir vários zeros e o número; Pode também dar continuidade á série anterior (p. ex..: ultima fatura emitida: FT 13/123 e nova sequência a começar FT A13/124);
- O Formato da Fatura em OpenERP é: FT PREFIXO/SEQUÊNCIA (==> Sigla "FT" padrão; "espaço" entre sigla e Prefixo; "Prefixo"; "/" barra; "Sequência")
Notas adicionais:
- O novo PREFIXO deverá ser indicado pelo cliente.
- Os formatos dos outros documentos certificados são:
- NC PREFIXO/SEQUÊNCIA - Nota de Crédito;
- ND PREFIXO/SEQUÊNCIA - Nota de Débito;
- FTS PREFIXO/SEQUÊNCIA - Fatura Simplificada (O prefixo da Fatura Simplificada é o mesmo da Fatura).